FAMÍLIA EM PRIMEIRO LUGAR - STEPHEN KANITZ

0 comentários

Colocar a família em primeiro lugar não é uma proposição ética tão óbvia, trivial, nem tão aceita por aí. Basta entrar na internet e você encontrará milhares de artigos que lhe dirão para colocar em primeiro lugar os outros - a sociedade, os amigos, o dever, o trabalho, o cliente, raramente a família.

Normalmente, a grande discussão é como conciliar o conflito entre trabalho e família, e a saída salomônica é afirmar que dá para fazer ambos. Será?

O cinema americano vive mostrando o clichê do executivo atarefado que não consegue chegar a tempo à peça de teatro da filha ou ao campeonato mirim de seu filho. Ele se atrasou justamente porque tentou "conciliar" trabalho e família. Só que surgiu um imprevisto de última hora, e a cena termina com o pai contando uma mentira ou dando uma desculpa esfarrapada.

Se você, como eu e a grande maioria das pessoas, tem de "conciliar" família com amigos, trabalho, carreira ou política, é imprescindível determinar, muito antes das inevitáveis crises, quem você prioriza e coloca em primeiro lugar. Você não terá de tomar difíceis decisões de lealdade na última hora, pois a opção já terá sido previamente discutida e emocionalmente internalizada.

Colocar a família em primeiro lugar tem um custo com o qual nem todos podem arcar. Implica menos dinheiro, fama e projeção social. Muitos de seus amigos poderão ficar ricos, mais famosos que você e um dia olhá-lo com desdém. Nessas horas, o consolo é lembrar um velho ditado que define bem por que priorizar a família vale a pena: "Nenhum sucesso na vida compensa um fracasso no lar".

Qual o verdadeiro "sucesso" de ter um filho drogado por falta de atenção, carinho e tempo para ouvi-lo no dia a dia? De que adianta fazer uma fortuna para ter de dividi-la pela metade num ruinoso divórcio e pagar pensão à ex-esposa para o resto da vida? De que adianta ser um executivo bem-sucedido e depois chorar na sobremesa porque não conheceu sequer a própria filha?

_______

O SEGREDO DO PERDÃO - MAX LUCADO

0 comentários

Ainda é difícil considerar a idéia de perdoar a quem o feriu?

Nós nunca vamos ser capazes de lavar os pés de quem nos magoou até permitirmos que Jesus, aquele a quem magoamos, lave os nossos. Esse é o segredo do perdão. Você nunca vai perdoar ninguém mais do que Deus já lhe perdoou.

Veja como Jesus vai de discípulo a discípulo. Você pode ouvir o barulho da água? Mantenha essa imagem. João 13:12 diz: "Quando ele terminou de lavar os seus pés ..." Note, ele terminou de lavar os pés. Ele não deixou ninguém sair. Isso é importante! Isso significa que ele também lavou os pés de Judas. Jesus lavou os pés de seu traidor. Isso não quer dizer que foi fácil para Jesus. Isso não quer dizer que é fácil para você. Deus nunca vai chamá-lo para fazer o que ele não o tenha feito primeiro!

"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto." Salmo 32:1

__________
Fonte: Max Lucado