COMO VOCÊ ENCARA UM NOVO DIA? | ROBERT J. TAMASY

0 comentários

Quando você acorda - especialmente na segunda-feira - qual a sua atitude? Você está cheio de entusiasmo e expectativas, encarando com ansiedade as oportunidades e desafios que o dia vai lhe apresentar? Ou você tem sentimentos de frustração ou mesmo medo, desejando voltar para cama e puxar as cobertas?

Se você fica no lado negativo dessa equação, pode haver várias razões: ansiedade; sérios conflitos interpessoais; problemas para para realizar que foi chamado para fazer, etc.

Outras razões podem vir à mente, mas o fator primordial é a sua atitude. Nem sempre podemos mudar as circunstâncias, mas podemos escolher nossas atitudes ao lidar com elas.

Não sou do tipo "poder do pensamento positivo" , mas da crença positiva. Gosto de começar cada dia em silêncio - às vezes antes mesmo de sair da cama - repetindo meu versículo favorito: "Este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele" (Salmo 118.24). Se eu realmente acreditar que Deus achou por bem dar-me um novo dia, cheio de oportunidades, novas experiências e encontros inesperados, posso encará-lo com otimismo e expectativa.

A maioria dos dias nunca acontece como esperamos.

Há quase seis anos passei por uma cirurgia do coração bem sucedida e determinei encarar cada novo dia como um "presente". Ninguém tem a garantia do amanhã, mas sobreviver a um grande evento como esse, ficamos marcados para sempre. Embora reconheça que nem todo dia será agradável ou fácil, se Deus o deu a mim, deve haver uma razão e aguardarei com interesse o que ele me apresentar.

Aqui estão princípios das Escrituras para considerar como embarcar em um novo dia:

Encare cada dia como oportunidade e não imposição. Como diz o ditado, "Nossos dias estão contados". Assim, devemos valorizar o que temos e fazer uso bom e sábio do tempo que nos foi dado. "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Salmo 90.12).

Administre seu dia antes que ele seja perdido. O bem que temos em comum é o tempo. E não podemos economizá-lo para usá-lo em outro dia. A hora que se passou, se foi para sempre. Devemos considerar como usá-la para tirar o maior proveito. "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Efésios 5.15-16).

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Quando você acordou esta manhã, qual foi sua atitude para com este dia?

2. Quais as razões que você poderia ter para sentir medo, em vez de entusiasmo para com sua jornada diária?

3. Você concorda que, embora não possa mudar as circunstâncias da sua vida ou até mesmo as pessoas que convivem com você, você pode optar por ajustar sua atitude para com elas?

4. Você acredita na Escritura que afirma, "Este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele". Como isso afeta a forma como você encara cada novo dia?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 3.1-8; 3.9-13; Mateus 6.34; Filipenses 4.8; Colossenses 3.17,23.