JESUS CRISTO, O NOSSO SUMO PONTÍFICE

0 comentários


Na última segunda-feira chegou ao Brasil o carismático Papa Francisco. Chamado por muitos de “O Papa do Povo”. 

Para a Igreja Católica Apostólica Romana, o Papa, seja ele quem for, muito mais do que um líder religioso, ele é o líder espiritual; o Sumo Pontífice da Igreja e o Vigário de Cristo.

Com absoluto respeito aos amigos católicos, gostaria de fazer algumas considerações acerca desses dois títulos papais à luz da Bíblia, e sobre as suas implicações na espiritualidade cristã.

Antes, é importante conhecermos o significado das expressões Sumo Pontífice e Vigário de Cristo:

1. Sumo Pontífice da Igreja

A palavra Pontífice vem do latim pontifex. Literalmente significa “aquele que constrói pontes”.

Na Antiguidade romana, um membro do principal colégio de sacerdotes, o Colégio de Pontífices, era chamado assim. Originalmente, o termo “Pontífice” referia-se a qualquer sacerdote. A partir do século V d.C., o título foi usado para descrê-ver bispos notáveis. Contudo, no século XI, o termo passou a ser utilizado apenas para o Papa da Igreja, considerando-o como o sumo (supremo) construtor de pontes entre os homens e Deus.

2. Vigário de Cristo.

Um vigário é um servo que representa um superior, administrando a posição detida no lugar do verdadeiro soberano; sinônimos incluem “representante” ou “enviado”. O primeiro registro de um título que reflete o papa como “Vigário” é datado de 445 d.C.

Inicialmente o papa era considerado apenas vigário de Pedro; e Pedro vigário de Cristo. Em 1439, no Concílio de Florença, num documento intitulado “Decreto para os Gregos”, o papa foi designado como o verdadeiro Vigário de Cristo – Pastor Aeternus. (Wikipédia, 21/07/13)

Acontece que, à luz da Bíblia Sagrada, esses dois títulos mostram-se inapropriados, para não dizer blasfemos, quando atribuídos a qualquer pessoa, senão a Jesus Cristo. E existem motivos para isso, biblicamente falando:

Porque não existe um só ser humano que não seja falível. Em Romanos 3.23 a Bíblia diz “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Se todos pecaram, não há porque se falar na infalibilidade de um ou de alguns – com exceção do homem Jesus Cristo que em todas as coisas foi tentado, assim como nós, mas sem pecado (cf. Hebreus 4:15). Ora, se nem mesmo Pedro foi infalível, o que dizer daqueles que o sucederam?

A Palavra de Deus nos diz que só existe um Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem (Timóteo 2.5). Na primeira carta de Pedro (5:4), o apóstolo glorifica a Jesus (e não a si mesmo!) ao declarar que quando o Supremo Pastor, Jesus Cristo, se manifestar, dele receberemos a imarcescível coroa da glória.

Por fim, em Mateus 28.18, o próprio Jesus declara que toda autoridade lhe foi dada nos céus e na terra. E, em João 14.6, ele assevera: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Nesta semana, provavelmente ouviremos muito a expressão Sumo Pontífice relacionada ao carismático Papa Francisco. Porém, lembremos do que a Bíblia nos diz: SÓ EXISTE UM SUMO PONTÍFICE, UMA SÓ PONTE ENTRE DEUS E OS HOMENS, E O SEU NOME É JESUS CRISTO!

Porque só há um Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, JESUS CRISTO, homem (1 Timóteo 2:5).

_____

Autor: Pr. Irailton Melo de Souza
                irailton@yahoo.com.br