"E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava." Marcos 1:35
Quando leio os Evangelhos fico maravilhado com a importância que Jesus dava à oração. Nada o impedia de buscar a intimidade com o Pai. Depois de um dia inteiro de trabalho, ele acorda de madrugada, levantava-se e ia a um lugar deserto para orar (1.35). Ali ele derramava o seu coração em oração, com plena consciência de que não podia viver sem comunhão com o Pai celestial.
A oração era a primeira e mais importante atividade no dia de Jesus. Tudo o que ele faria ao longo do dia seria decorrência do seu tempo na presença de Deus. Que imagem extraordinária e que lição maravilhosa para nós. Imagine como seriam os nossos dias se todas as nossas ações, pensamentos, decisões e escolhas resultassem do nosso tempo na presença do Pai celeste, nas primeiras horas do dia.
A oração permeava intensamente a vida de Jesus. O pastor Hernandes Dias Lopes listou vários momentos em que Jesus orou:
- quando foi batizado (Lc 3.21);
- antes de escolher os doze apóstolos (Lc 6.12);
- quando a mult~idão o procurava apenas atrás de milagres (lc 5.15-17)
- antes de fazer uma importante pergunta aos discípulos (lc 9.18)
- no Monte da Transfiguração, antes de ir para a cruz (Lc 9.28)
- antes de ensinar a "Oração do Senhor" aos discípulos (Lc 11.1)
- no túmulo de Lázaro (João 11.41,42)
- por Pedro, antes da negação (Lc 22.32)
- durante a instituição da Ceia do Senhor (João 14.16; 17.1-24)
- no Getsêmani (Mc 14.32-29)
- na cruz (Lc 23.34)
- após a ressurreição (Lc 24.30)
- ...e, hoje, intercede por nós (Rm 8.34; Hb 7.25)
Citando John Charles Ryle, o pastor Hernandes faz uma pertinente observação :
"Um Mestre tão comprometido com a oração não pode ter servos descomprometidos com ela. Um servo sem oração é um servo sm Cristo, inútil, na estrada da destruição. Quando há pouca oração, a graça, a força, a paz e a esperança são escassas. Ryle pergunta: 'Se Jesus que era santo, inculpável, puro e apartado do pecado orou continuamente, o que dizer de nós que somos sujeitos à fraqueza? Se ele foi encontrado necessitando orar com alto clamor e lágrimas (Hb 5.7), quanto mais nós, que ofendemos a Deus diariamente e de tantas formas"
Que o Espírito Santo nos ajude a mantermos o firme propósito de buscar a intimidade do Pai Eterno mais do que qualquer outra coisa, fazendo da oração a primeira e mais importante atividade do nosso dia. Nisso está a nossa paz e a nossa vitória!
Um abraço.
Pr. Irailton.
0 comentários:
Postar um comentário