Um jovem em busca desesperada de iluminação bateu na porta do Mestre.
“Quero ser uma pessoa iluminada”, disse ele, arquejante, assim que o Mestre atendeu a porta. “Se eu me tornar seu discípulo, quanto tempo levará?”
O Mestre perscrutou o jovem. Tinha um físico forte, e a inquietude interior que o impelia era quase palpável. Um bom candidato. "Dez anos”, disse o Mestre.
O jovem esmoreceu, como que atingindo por um machado. Por alguns minutos ele manteve a cabeça baixa, e então ergueu os olhos. “Se eu trabalhar noite e dia”, perguntou impetuosamente, “se eu não dormir e fizer o dobro daquilo que os seus outros discípulos fazem, quanto tempo eu lavaria par me tornar um iluminado?”
“Vinte anos”, disse calmamente o Mestre.
Tão perplexo ficou o jovem e tão sincera foi sua reação que o sábio se compadeceu e explicou: “Quando se mantém um olho tão firmemente focado no objetivo final, sobre apenas um olho para encontrar o caminho.”
MORAL DA ESTÓRIA:
Ter um objetivo na vida é importante. Porém, mais importante ainda é conhecer o caminho que levará ao objetivo. Preocupar-se apenas com o objetivo sem atentar para o caminho, não o levará a lugar algum. Há pessoas que passam a vida inteira subindo uma escada colocada na parede errada.
"Disse-lhes Jesus: Eu sou o Caminho..." - João 14.6