PLANEJAMENTO

"Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir" (Lucas 14:28)


Tem gente que pensa e defende que planejar é falta de fé e que tudo deve ser feito no impulso. Eu penso diferente e esse versículo retrata uma fala de Jesus de Nazaré ensinando algo a este respeito. 

É evidente que devemos ter fé e crer em ir além, mas isso não justifica, por exemplo, comprar um carro com uma prestação 200 reais a mais do que o salário, dizendo que por fé vai poder pagar. Vai ter de arrumar mais um empregou ou vai atrasar o pagamento, como tantos têm feito.

Planejamento é algo que precisa estar presente na vida prática de todas as pessoas. É preciso olhar mais a frente e preparar-se para o futuro, sem com isso ficar angustiado com o dia de amanhã, pois basta a cada dia seu mal. É uma questão de equilíbrio e de ter controle sobre seus gastos. Há fases de minha vida que não ganho o suficiente para acumular ou guardar algum valor, mas sempre que posso me preocupo em poupar. 

Eu sempre recomendo guardar pelo menos 10% do que ganha, mas sei que nem sempre cabe nas contas. Fato: eu faço as contas, você deve fazer as contas.

Aprendi com este versículo que não apenas uma torre de tijolos deve ter seus cálculos previamente feitos, mas também outras edificações. Seja num relacionamento, num ministério, num discipulado, até para escrever um livro, é indispensável sempre estar disposto e preparado, mas é igualmente indispensável calcular primeiro como vai fazer para terminar. Frequentemente, sem perceber, assumo mais compromissos e tarefas do que deveria e com isso me sobrecarrego. É uma falha.

Deus fez os Seus cálculos quando criou o homem e como ser Onisciente, sabia do prejuízo emocional que o homem daria, pecando e se afastando Dele. Ainda assim, teve como pagar a dívida, por cara que fosse, e aceitou o projeto.

Planejar é preciso.

"Pai, ensina-me a preparar minha caminhada em Teus caminhos sabendo por onde passar e também a não desequilibrar fé com planejamento, sem um sufocar o outro."

Mário Fernandez
_______________
FONTE: ICHTUS

0 comentários:

Postar um comentário