COM CRISTO NA BATALHA DA ORAÇÃO - 5 (H. BLACKABY)

Dr. Henry Blackaby
Em Contraste Marcante

Salmo 78.9-11 é um daqueles textos trágicos da Escritura que descrevem momentos críticos em que Deus resolve chamar um grupo de pessoas, e elas não respondem adequadamente. O povo de Israel estava para enfrentar batalhas incríveis contra o inimigo. Sabendo disso, Deus chamou Efraim, uma parte do povo, e o armou para a batalha.

Ouça a tragédia e, depois, as três razões por que ela ocorreu:

“Os homens de Efraim, flecheiros armados, viraram as costas no dia da batalha.” Eis agora as três razões por que abandonaram os seus companheiros e desertaram do conflito: “... não guardaram a aliança de Deus e se recusaram a viver de acordo com a sua lei. Esqueceram o que ele tinha feito, as maravilhas que lhes havia mostrado.”

Deus os havia equipado plenamente, mas eles se recusaram a aceitar sua preparação. Por isso, mesmo estando armados, carregando arcos, plenamente equipados, quando chegou a hora da batalha, seus corações não estavam equipados. Por isso, deram as costas e deixaram um lugar vazio, fazendo pesar uma responsabilidade bem maior sobre os seus companheiros. Os que ficaram tiveram de cobrir o seu lugar.

Primeiro, eles não guardaram a aliança, não foram fiéis ao pacto; esqueceram que eram um povo escolhido por Deus, chamado por Deus e equipado por Deus para ser o povo de Deus na hora de Deus. Deus não sabia que haveria momentos de luta e de batalha com o inimigo? Sabia, sim. Ele fez a provisão adequada? Sim, ele fez. Contudo, o povo não se manteve firme no chamado que recebeu de Deus.

Segundo, recusaram-se a andar dentro das leis de Deus, na vereda que ele lhes mostrara. Se tivessem lido a respeito da provisão divina e tivessem andado nela, certamente teriam estado prontos para a batalha. Porém, não leram as suas Escrituras e, por isso, estavam totalmente ignorantes do que Deus requeria.

A maioria do povo de Deus talvez assista a apenas um culto por semana, aos domingos. Acham que podem ser bons discípulos de Jesus, sem qualquer ensinamento sobre vida prática. Alguns poucos talvez vão às reuniões de oração, mas tenho constatado que nem os anciãos e diáconos costumam ir, muito menos a grande maioria da igreja. Como você pode ser um líder e ficar ausente nas reuniões em que o povo de Deus intercede na presença de Deus? Precisamos arrepender-nos! Estamos andando na direção errada.

Meus companheiros no exército de Deus, fomos equipados pelo Espírito Santo, equipados pela presença do Cristo vivo, equipados pela plenitude de Deus nas nossas vidas, equipados pelas Escrituras! Além disso, ainda temos a oportunidade de chegar diante de Deus em oração, que representa uma outra parte do nosso equipamento. Deus ainda colocou o seu povo ao nosso redor para nos ajudar. Entretanto, mesmo estando equipados, com nossos arcos em nossas mãos, estamos dando as costas no dia de batalha. Não temos chance alguma de vencer com esse nível de envolvimento. Temos abandonado nossos irmãos, deixando-os lutar sozinhos.


continua...

0 comentários:

Postar um comentário